No total, a linha inclui agora quatro tipos de corpo, sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de cabelo.
“Por mais de 55 anos, Barbie tem sido um ícone cultural global e uma fonte de inspiração e imaginação para milhões de meninas ao redor do mundo”, disse Richard Dickson, presidente e diretor de operações da Mattel. ” Sua capacidade de evoluir e crescer com os tempos, enquanto permanece fiel ao seu espírito, é o motivo de a Barbie ser a número um do mundo.”
Em 1980, a Mattel já havia comercializado sua “Black Barbie”, uma boneca de pele negra, mas nunca antes havia mudado as proporções corporais de suas bonecas, destaca a agência France Presse.
“Acreditamos que temos uma responsabilidade ante as meninas e seus pais de refletir uma visão mais ampla de beleza”, afirmou Evelyn Mazzocco, vice-presidente e gerente geral da marca que, durante 56 anos, manteve as proporções corporais que contribuíram para marcar o ideal de beleza feminino.Ícone da cultura pop
Pais e feministas por muito tempo criticaram o formato original da Barbie como estabelecedor de padrões de imagem corporal irreal para meninas, apesar das modificações promovidas ao longo dos anos.
A nova Barbie curvilínea tem busto e traseiro maiores, coxas mais grossas e barriga saliente. O brinquedo apareceu na capa da revista Time nesta quinta-feira com a manchete: “Agora vocês podem parar de falar do meu corpo?”.
A clássica boneca Barbie, que foi lançada em 1959 como uma adolescente de olhos grandes usando maiô de pele de zebra, continuará fazendo parte da linha da Mattel.
Ícone da cultura pop mundial, a Barbie já teve mais de 180 profissões, de professora a astronauta e presidente dos Estados Unidos. Barbies negras e outras versões da boneca foram introduzidas no fim dos anos 1960.
A mudança anunciada nesta quinta ocorre após dois anos de queda das vendas de Barbie no mundo todo, com as meninas cada vez mais buscando outras bonecas, brinquedos eletrônicos e tablets.
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