pmadmin Publicado em 23/04/2010, às 00h00 - Atualizado às 23h27
Quando um bebê nasce, o maior desejo da mãe e da família é que todos possam ir logo para casa juntos. Mas para a mãe de um prematuro, nem sempre a alta hospitalar é um momento tranquilo. Embora isto seja o que ela mais deseja, é muito comum que ela se sinta insegura e despreparada diante de um ser que parece tão indefeso.
Foi pensando nas mães e nas famílias de prematuros que foi criada a CARTILHA DO PREMATURO (Cuidados com o Bebê Prematuro: orientações para família) – um trabalho pioneiro desenvolvido por Luciana Mara Monti Fonseca, enfermeira e pesquisadora da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP) – cujo objetivo é justamente orientar mães e familiares de prematuros sobre os cuidados necessários após a alta hospitalar.
Na opinião de Luciana, “devido ao próprio distanciamento necessário entre o período da internação da criança prematura e a retomada do contato materno, muitas mães temem cuidar deste bebê em casa por achá-lo muito frágil. Além disso, carregam a concepção de que o prematuro necessita de cuidados especiais que elas não podem fornecer“. No entanto, a mesma alerta: “o prematuro não precisa viver numa redoma de vidro. A partir da orientação do profissional de saúde e da leitura comentada da cartilha, a mãe vai, aos poucos, incorporando hábitos como a necessidade do acompanhamento pediátrico e a importância da amamentação para este novo ser que chega“.Na verdade, tudo é uma questão de tempo e adaptação. Por mais frágil e pequeno que seja o bebê, ninguém é mais indicado para cuidar dele do que sua própria mãe, orientada por um pediatra de confiança e amparada pela família.A íntegra da CARTILHA DO PREMATURO (Cuidados com o Bebê Prematuro: orientações para família), vocês encontram acessando o link:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Cartilha_cuidados_bebe_premat.pdfNão percam as próximas postagens do blog e as reprises do programa neste domingo,13h30, e na terça, 19h.Agora, com a palavra, nossa telespectadora Thaís, mãe dos gêmeos Augusto e Vinícius, prematuros de 29 semanas, hoje com 6 anos de idade:
Olá Pessoal!Assisti ontem o programa e me apaixonei, pois o relato da Erica é a minha vida, a minha luta diária com meu filho Augusto (tenho gêmeos nascidos de 29 semanas).Me senti em casa e vi que não estou sozinha nessa batalha. Realmente uma de nossas principais dificuldades é encontrar uma escola adequada para nossos filhos. Há 6 anos que procuro por isso e está difícil. Adorei o programa, já passei por tudo isso com meus filhos (Augusto e Vinicius) mas vale apena, pois eles nos recompensam com muito carinho e amor. Obrigada por atenderem um pedido meu, pois o programa do dia 29 será sobre problemas que enfrento com o Augusto, espero que me ajude com algumas dicas.Parabéns pelo programa! Estou enviando uma foto dos meus tesouros, Augusto e Vinícius, que são verdadeiros guerreiros, pois lutaram durante 63 dias na UTI e hoje nos provam que Deus existe e nos mostram diariamente que vale muito a pena viver cada dia intensamente.Um beijo pra todas vocês que fazem esse programa maravilhoso!