Papo de Mãe

Como ler para uma criança?

Sugestões para incentivar a contação de histórias de um modo que as crianças possam aproveitar ao máximo o momento junto com o contador , sejam eles pais ou professores responsáveis.

Roberta Manreza Publicado em 15/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h15

Imagem Como ler para uma criança?
15 de agosto de 2018


Maria Guimarães Drummond Gruppi, pedagoga e psicóloga

Dicas para que o hábito da leitura seja incentivado desde a primeira infância e para que seja algo prazeroso

A psicóloga e pedagoga Maria Drummond Grupi, diretora do Ponto Omega – Centro de Cuidados Infantis Bilíngue – separou sugestões para incentivar a contação de histórias de um modo que as crianças possam aproveitar ao máximo o momento junto com o contador , sejam eles pais ou professores responsáveis.

Dicas para ler para uma criança:

  1. Quanto menor a criança mais os livros precisam ser coloridos e cheios de gravuras que agucem a imaginação;
  2. Busque exemplares com frases pequenas e sempre escritas com palavras em letras bastão;
  3. À medida que os pequeninos vão crescendo a proporção do texto deve aumentar com relação às figuras, permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação a partir das palavras;
  4. Não poupe os pequenos de histórias de bruxas e seres malvados. Eles  precisam desses personagens para ajuda-los a compreender o sentimentos dos outros e até mesmo seus próprios conflitos;
  5. Nunca troque palavras de difícil compreensão por outras mais fáceis. A leitura também tem a intenção de ampliar e enriquecer o vocabulário e o repertório das crianças;
  6. Nunca altere o fim de nenhuma história para deixar o pequeno leitor mais alegre. Se a história for adequada par aa idade é normal que algumas trabalhem com sentimentos de frustração ou tristeza;
  7. Porém, aconselho a evitar contar histórias cujos personagens estão envolvidos em grandes perdas e ou conflitos de difícil solução, se a criança, no momento, estiver passando por algo semelhante;
  8. Se você estiver contando uma história e a criança adormecer não cesse a contação. Mesmo se a criança estiver, aparentemente, dormindo vá até ao final da história. Não a deixe pela metade;
  9. O contador deve se preparar  para dar vida à narrativa sem gaguejar;
  10. Leia de acordo com o momento que a criança vive. Para cada criança e para cada momento existe uma história. Se adequada, pode ajudar a aliviar os sintomas pelos quais uma criança está passando, levando-a a encontrar saídas para problemas emocionais ou físicos;

O Ponto Omega– Centro de Cuidados Infantis Bilíngue –a leitura de de histórias é realizada diariamente. Elas são contadas ou lidas para a criançada com a intenção de despertar a curiosidade, a atenção, o desejo e a vontade de repetir a experiência de escuta e também a de ser leitor.  Tudo funciona sob a coordenação e o olhar atento de Maria Guimarães Drummond Gruppi. Formada em pedagogia e em psicologia pela PUC de São Paulo, Maria é especialista em primeira infância. Com pós-graduação em Clínica Interdisciplinar com Bebês, tem diversos cursos na área, como o Brincar na Constituição do Sujeito, e a Intervenção Precoce, ambos pelo Instituto SEDES Sapientiae.



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