Papo de Mãe

Criança perdida: pais devem ter atenção constante nas festas de Carnaval

Roberta Manreza Publicado em 06/02/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h38

Imagem Criança perdida: pais devem ter atenção constante nas festas de Carnaval
6 de fevereiro de 2016


Por Adriana Franzin  Edição: Ana Elisa Santana  Fonte: Portal EBC

Criança não cuida de outra criança. O excesso de confiança dos pais em delegar o cuidado dos pequenos aos maiores é o principal motivo de desaparecimentos durante o Carnaval. Para aproveitar as festas sem perder a alegria, a Polícia Militar recomenda que os pais cuidem pessoalmente dos filhos. “Muitas vezes o pai deixa com o irmão mais velho ou com o tio que não tem muita responsabilidade, e eles deixam a criança solta. E criança, se você soltou a mão, ela some no meio da multidão”, alerta o capitão Michello Bueno, porta-voz da PMDF.

A maior incidência de desaparecimentos durante o carnaval é entre crianças pequenas, com idade entre quatro e sete anos de idade. Segundo o capitão Michello Bueno, este tipo de ocorrência é o mais comum entre as atendidas pelo órgão durante os dias de folia, mas não há estatísticas desses casos porque as localizações das famílias são feitas sem a necessidade de registros policiais.

No entanto, nem sempre esse processo de encontro dos pais é rápido: “tem situação que demora. A gente leva para o posto policial, tenta ligar para os pais e não localiza”, diz Bueno. Por isso, é importante preparar os filhos para imprevistos. “A criança passa muito tempo ali. Então, outra dica que a gente dá para os pais é que a leve bem alimentada; leve lanche, água, e passe bastante protetor solar porque a criança está exposta e se isso pode acontecer e a criança pode até passar mal”, aconselha o capitão da PM.

Os mais crescidinhos

Entre os casos que chegaram a ser registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no carnaval de 2014, a maior parte é de adolescentes. Apenas dois dos 16 comunicados são de crianças com menos de 11 anos. Em informe, o órgão destaca que entre as motivações mais comuns estão a fuga por conflitos familiares, violência doméstica, uso de drogas, perda por descuido e/ou desorientação. A maioria das crianças e pré-adolescentes alegou que apenas passou alguns dias na casa do namorado(a) ou amigo(a).

A Polícia Militar recomenda:

– Crianças devem ser cuidadas pelos pais,

– Não soltar a mão da criança,

– Evitar locais de grande aglomeração,

– Identificar a criança, para facilitar a localização, em caso de perda.

Há várias formas e modelos de identificação de crianças, e o Portal EBC fez uma pulseirinha que você pode imprimir para que as crianças usem. Basta escolher uma cor, imprimir e seguir as instruções:

pulseira_brincandocarnaval_ebc_0003_vermelha.jpg
Creative Commons – CC BY 3.0Pulseira vermelha
Pulseira verde
Creative Commons – CC BY 3.0Pulseira verde
Pulseira amarela
Creative Commons – CC BY 3.0Pulseira amarela
Pulseira azul
Creative Commons – CC BY 3.0Pulseira azul
Pulseira rosa
Creative Commons – CC BY 3.0Pulseira rosa



DicasDiversosDiversãoHome3 a 8 anos9 a 12 anos