Roberta Manreza Publicado em 28/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h27
Por Roberta Manreza,
Mais de 57 mil brasileiras terão diagnosticado câncer de mama em 2016. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, a doença representa 25% de novos casos registrados anualmente e é o tipo de câncer mais recorrente do país e do mundo.
Os dados reforçam a importância da prevenção e conhecimento sobre o assunto. Conforme explica a Dra. Heliégina Palmieris, mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o câncer de mama pode ser assintomático e silencioso. “Por esse motivo, a prevenção e acompanhamento médico são tão importantes e precisam ser facilitados a toda a população feminina”, afirma a médica.
Os sintomas mais comuns do câncer de mama são a presença de nódulos na região, alteração no formato dos seios e secreção de sangue pelos mamilos. Os tratamentos variam de acordo com o estágio da doença e podem consistir em intervenção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia. Os exames mais comuns para prevenir e diagnosticar são a mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, core-biopsy e citologia.
Mas a boa notícia é que com o diagnóstico precoce e os avanços da medicina, cada vez mais as mulheres estão vencendo o câncer de mama e outros cânceres e voltando a ter uma vida normal.
Reunimos três programas com muitas histórias de superação, informação de especialistas e prestação de serviços para esclarecermos todas as questões sobre a mulher e o câncer.
Veja nesta trilogia especial:
-Um bate-papo de mães que tiveram e venceram a doença.
-A gravidez depois do tratamento de quimioterapia.
-Como é estar doente e ao mesmo tempo ter que cuidar dos filhos.
-Os direitos da mulher que tem ou teve câncer.
-A fertilidade em pacientes com câncer.
-A orientação adequada sobre as opções de preservação da fertilidade antes de tratamentos contra o câncer.
-Os centros de atendimento que oferecem tratamento de fertilidade gratuito, por intermédio do Sistema Único de Saúde.
-Na reportagem de Fernanda de Luca, a moda dos lenços para deixar bem bonitas as mulheres que perdem os cabelos durante o tratamento contra o câncer.
-Na reportagem de Rosangela Santos, o trabalho de mulheres que produzem próteses mamárias que são distribuídas gratuitamente a pacientes que passaram pela mastectomia.
ASSISTA AGORA!
Mães que tiveram câncer
https://www.youtube.com/watch?v=FK2rskTLHIM
Fertilidade em Pacientes com Câncer
http://www.papodemae.com.br/2015/10/06/fertilidade-em-pacientes-com-cancer/
Câncer de mama
https://www.youtube.com/watch?v=fYjpx1Tpis8