Se o salário está curto e a gente não ganha mais, o jeito é gastar menos. Mas como administrar as contas da casa para não ficar no vermelho?
Redação Papo de Mãe Publicado em 26/10/2020, às 00h00 - Atualizado em 05/01/2021, às 11h36
Se o salário está curto e a gente não ganha mais, o jeito é gastar menos. Mas como administrar as contas da casa para não ficar no vermelho? O programa traz Luana Claro, mãe da Luiza, e as dicas da educadora financeira Patricia Lages, do blog Bolsa Blindada, uma ex-endividada que aprendeu sobre finanças para ensinar outras pessoas.
No programa, Patrícia dá dicas de economia e de como gastar menos com o supermercado. Além disso, ele também mostra uma reportagem sobre a educação financeira na escola e sobre como é importante os jovens aprenderem a lidar com as finanças no dia a dia.
Luana conta que, atualmente, só o seu marido trabalha e a dúvida é como economizar na água, por exemplo. Patrícia explica que é preciso entender que o orçamento é elástico, ou seja, ele tem de ser reduzido de acordo com a renda.
Sobre a questão das contas de consumo, é preciso estar atento às instabilidade das contas de luz e diminuir gastos, como o tempo no banho.
É importante enxergar as demandas familiares para que elas possam ser planejadas. O que fazer para diminuir o gasto e não tirar o consumo da família? "Se você não sabe o que gasta, é impossível se planejar", afirma Patrícia.
E quais as dicas para gastar menos no supermercado? A educadora financeira orienta que a principal dica é fazer um cardápio e, dele, fazer uma lista de compras.
Eu digo para levar o filho, dar uma quantia de dinheiro e deixar que ela faça a sua compra. Você vai ver essa criança olhando o preço, comparando uma coisa com a outra e, na maioria das vezes, ela traz o dinheiro de volta." (Patrícia Lages)