Começam a valer este ano as mudanças no ensino médio no Brasil. Entenda.
Fabrício dos Santos Indrusiak* Publicado em 15/01/2022, às 06h00
A Lei nº 13415/2017 alterou a LDB (Leis de Diretrizes e Bases) de 1996, trazendo para a comunidade escolar uma necessidade de reestruturação do Ensino Médio no Brasil a partir de 2022. Essa mudança dialoga com a ampla caminhada que a educação tem feito desde a Constituição de 1988, passando pela publicação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em 1990, pela própria LDB de 1996, pela inserção da Educação Infantil como obrigatória, pela ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos, e pela criação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Falamos tanto da falta de políticas de Estado que consigam ir além das políticas de governo, esta grande reformulação da legislação educacional nas últimas décadas no Brasil é exatamente isso.
Transformar o Ensino Médio em um curso que dialogue com a necessidade de um jovem imerso em informações, mas com poucas ferramentas para discerni-las, é, sem sombra de dúvidas, imprescindível. Em 2022, o Novo Ensino Médio virá para aproximar o aluno dos seus objetos de estudo, fazendo da escola um lugar onde as expectativas e as demandas desses estudantes serão contempladas e supridas de modo mais concreto.
Todos sabemos que da forma que estamos não podemos continuar, que o barco do Novo Ensino Médio partirá em 2022, e que precisaremos aprender e corrigir muitas vezes o caminho trilhado pelas escolas nos próximos anos. Afinal, a educação nunca estará pronta, ela está, e precisa estar, sempre se reconectando com o mundo, com as tecnologias e com as pessoas.
*Fabrício dos Santos Indrusiak é professor e Diretor Operacional da Rede de Ensino Gabarito: Licenciado em História pela UFRGS;
Professor há 19 anos na Educação Básica e Pré-Vestibular;
Experiência de Gestão do trabalho pedagógico e operacional no Ensino Fundamental e Médio há 7 anos.
Coordenação pedagógica de cursos pré-vestibular há 11 anos.