pmadmin Publicado em 03/09/2009, às 00h00 - Atualizado às 03h21
Papo garantido para toda família e muita informação na hora de educar os filhos
O programa Papo de Mãe, que estreia na TV Brasil no dia 22 de setembro, nasce depois de um ano e meio de gestação. Voltado para a família brasileira, Papo de Mãe aborda questões relacionadas à maternidade e à educação dos filhos sempre com a presença de especialistas e de pessoas com boas histórias para contar. Nos primeiros programas os temas serão parto, limites, conciliação da carreira e da maternidade, acidentes domésticos e adoção.O projeto, criado pelas jornalistas e amigas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, “começou pequeno e virou uma superprodução”, segundo descrição do diretor Vando Mantovani, da produtora Rentalcam, realizadora do projeto. “Mariana chegou aqui com a idéia de gravarmos o programa em um buffet infantil, mas depois de algumas reuniões com a equipe decidimos investir na idéia e preparar um piloto que tivesse a cara de um programa pra valer”, se diverte Mantovani.O cenário, de Diw Rossetti, tem espaço garantido para a família toda: as apresentadoras entrevistam os convidados em uma sala e, ao fundo, a criançada pega fogo sob o comando do ator e compositor Ricardo Côrte Real, o Ricardinho. Bem protegido, usando capacete e macacão de operário, Ricardinho embala a turminha com a ajuda da Boneca Sapeca, interpretada pela atriz Janaína Moura.
“O segredo é se divertir junto com eles e entender o que eles querem fazer a cada programa”, revela o ator que conta com a ajuda da música para distrair a criançada. Ricardo é figura conhecida do grande público: já fez o Família Trapo, já passou pela TV Cultura, pela Bandeirantes, Record e MTV.Levando os filhos para o trabalhoO sonho de toda mãe é poder levar o filho para o trabalho sem que o chefe ou os colegas reclamem do barulho. No caso do Papo de Mãe, levar os filhos para o trabalho é obrigação. Mariana e Roberta, que optaram há alguns anos por conciliar a carreira de jornalistas com o papel de supermães, adoram a idéia. “Muitas vezes, passo para pegar as crianças no colégio e já os carrego comigo para a produtora”, conta Mariana.
Em um dia de gravação chegam a circular 100 pessoas no estúdio, entre técnicos, produtores e convidados. “O mais difícil na hora de gravar é lidar com o inusitado. Uma criança pode cair a qualquer momento e começar a chorar, correr para o colo da mãe, raspar no microfone. É complicado fazer o áudio, mas é uma delícia”, orgulha-se Mantovani.Primeira vezAgora, no Papo de Mãe, elas têm mais um motivo para se encontrarem. “Nossos maridos vivem se perguntando onde é que a gente arruma tanto assunto!”, dizem as duas em um quase coro.
Fonte: www.tvbrasil.org.br/saladeimprensa/noticia_075.aspNas gravações, que acontecem nos finais de semana, não são só as apresentadoras que carregam os filhos para o estúdio, os convidados podem fazer o mesmo. “Isso aqui vira uma festa. É gente para todo lado”, comenta Roberta.