Uma alimentação saudável baseada em uma dieta mais adequada pode melhorar os resultados.
Roberta Manreza Publicado em 19/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h44
Por Fernanda Viana e Camila Alves.
As provas de vestibular e de final de ano chegaram e com elas a temporada de estresse.
Os adolescentes são particularmente mais propensos a distúrbios relacionados ao estresse, devido à imaturidade do eixo hormonal, levando a respostas exageradas, e ao fato de estarem passando por modificações psicológicas que também contribuem para dificultar o enfrentamento de situações difíceis, como as provas.
Sintomas como irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração e memória são comuns nesse período e tudo que os pais puderem fazer para ajudar a administrar a ansiedade será bem vindo.
Nessa linha, oferecer uma alimentação saudável baseada em uma dieta mais adequada pode melhorar os resultados: alguns alimentos são importantes fontes de nutrientes e energia para manter a concentração e melhorar o raciocínio e a memória. Castanhas, ovos e salmão são fontes de gorduras boas, proteínas e vitaminas. Frutas frescas e verduras verdes fornecem vitaminas, energia e fibras. Todos melhoram os processos cognitivos. Deixe disponível frutas, verduras e legumes na geladeira já lavados, descascados e picados, tornando-os assim mais acessíveis. O chocolate meio amargo e amargo é um grande aliado dos vestibulandos, sendo rico em fibras, ferro e magnésio, reduz os efeitos negativos do stress, turbina a memória e melhora a capacidade de resolver problemas e manter o foco em uma atividade. A qualidade dos alimentos é muito importante nesta fase, por isso não é indicado qualquer dieta da moda ou restrição severa de qualquer nutriente para emagrecer.
Hidratação!!! Tem que beber muita água. Nosso cérebro é responsável por 40% do consumo de água em nosso corpo, então para funcionar direito precisa de água!!! Fique de olho se seu filho está bebendo água e oriento-o sobre isso. Um ponto importante: substituir água por refrigerantes, bebidas doces ou com cafeína, sucos artificiais, pode piorar a performance, pois tanto a cafeína como o açúcar funcionam como estimulantes e “atrapalham” a memória e o raciocínio. E nada de bebidas alcoólicas!! O álcool é um depressor das atividades cerebrais.
No dia da prova, evitar servir cafés da manhã e almoços pesados, cheios de massas, gorduras e doces, que tem digestão mais lenta ou que possam causar enjoos e mal estar.
Para comer durante a prova, abasteça seu filho com frutas, de preferência maçã que reduz a ansiedade e aumenta a capacidade cognitiva, chocolate meio amargo, castanhas e água.
O que comer em cada refeição no dia da prova:
Café da manhã
Mesmo que seu filho seja do tipo que não toma café da manhã, incentive-o a fazer uma refeição leve. Caso contrário, estômago vazio pode resultar em hipoglicemia, ocasionando sonolência e dificultando a concentração, além de dar tontura, dor de cabeça, queda na pressão e fraqueza. Vitamina de frutas caprichada, açaí, iogurte com baixo teor de gordura, cereal e pães integrais, queijo branco e ovo mexido são alguns exemplos de alimentos que podem compor esta refeição.
Almoço
Nessa refeição, oriente seu filho a evitar alimentos muito pesados e gordurosos, como frituras, feijoada pois eles retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Alimentos com muito sal ou salgados, também devem ser evitados pois só vai aumentar a sede e causar desconforto durante a prova. Uma composição ideal para a hora do almoço é uma porção de arroz ou macarrão integral, carnes brancas grelhadas (como frango e peixe) ou ovo, uma porção de salada crua e legumes cozidos e uma fruta de sobremesa. Os carboidratos não podem ficar fora dessa refeição pois são uma boa fonte de energia e combustível para o cérebro. Ah, e evite comer alimentos em locais desconhecidos em que não se tem certeza sobre a procedência dos alimentos para evitar uma intoxicação indesejada.
Lanche durante a prova
Prepare um lanche para seu filho levar para comer durante a prova. Frutas, um chocolate amargo ou meio amargo, lanche de pão integral queijo e vegetais, mix de nozes e castanhas, panquequinha de banana (receita abaixo), água de coco são uma boa pedida. Muitos alunos também se queixam de dor de barriga antes e durante a prova, nesses casos alguns alimentos podem evitar essa situação, como a maçã, a batata, a banana e o suco de limão.
RECEITA – Panquequinha de banana
1 ovo
1 banana amassada
3 col. sopa de aveia
Modo de preparo: Misturar tudo em uma tigela. Em uma frigideira colocar um pouco da massa e grelhar dos dois lados. Pode acrescentar uva passa se gostar.
Fernanda Viana, cardiologista infantil e pediatra do Saúde4kids
Camila Alves, nutricionista do Saúde4Kids
Saúde4kids
O amor à medicina uniu as médicas: Fernanda, Rafaella e Ana. Além da vocação em servir aos pequenos, elas tinham outra certeza: precisavam ajudar as mamães. Perceberam que muitas estavam perdidas nesse caminho cheio de novidades e incertezas que é a maternidade e, na busca por informações, as mamães se perdiam ainda mais.