Projeto Impacta ODS visa atingir 16 milhões de pessoas até 2030, último ano para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sabrina Legramandi* Publicado em 28/08/2021, às 07h00
O ano de 2021 é um ano importante para os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), assumidos por países membros da ONU (Organização das Nações Unidas). É a última década para que esse “compromisso global” seja atingido.
A Agenda 2030, lançada em 2015, traz 17 responsabilidades que deverão ser executadas por esses países. Segundo a ONU, os ODS “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”.
O Brasil também assumiu a responsabilidade de cumprir esses objetivos. Assim, até 2030, devemos: erradicar a pobreza, acabar com a fome e promover uma agricultura sustentável, assegurar saúde e bem-estar, garantir educação de qualidade, tornar realidade a igualdade de gênero, fazer com que água potável e saneamento cheguem a todos, propiciar energia limpa e acessível, oportunizar um trabalho decente e o desenvolvimento econômico, incentivar a indústria, a inovação e a infraestrutura, reduzir as desigualdades, criar cidades e comunidades sustentáveis, favorecer um consumo e uma produção responsáveis, agir contra a mudança global do clima, proteger a vida na água, assegurar a vida terrestre, provocar a paz, a justiça e instituições eficazes e, por último, reforçar parcerias e meios de implementação.
Pensando principalmente neste último objetivo e também em promover todos os outros, a Aldeias Infantis SOS e o Instituto Maurício de Souza criaram 17 gibis da Turma da Mônica sobre cada um dos ODS.
"Todos nós temos a missão de tornar o planeta um lugar mais inclusivo, saudável e justo”, afirmou Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica e fundador do Instituto. Veja o recado dele sobre a importância do projeto:
View this post on Instagram
Para Joanna Sultanum Calazans, gerente nacional de Relações Institucionais na Aldeias Infantis SOS no Brasil, falar sobre os ODS para as crianças é indispensável para que uma mudança profunda ocorra no planeta. Em 2030, elas já serão adultas e terão essa responsabilidade.
Atualmente, nós adultos temos que passar por um processo de mudança de mentalidade, tanto em relação à forma como nos relacionamos como à forma como habitamos este mundo. Isso torna o processo mais difícil.” (Joanna Sultanum Calazans)
A escolha da Turma da Mônica para que essa conscientização seja feita tem a ver com a afetividade dos brasileiros, seja criança, seja adulto. “Frequentemente, os gibis do Maurício de Sousa fazem parte do primeiro contato que crianças têm com a literatura por conta de sua ludicidade e conteúdo super relevante”, explica Joanna.
Além dos gibis em formato impresso e digital, o projeto “Impacta ODS” criou uma plataforma de EAD (Educação à Distância) com a missão de formar agentes multiplicadores desses objetivos. A meta é também alcançar professores, educadores e o público adulto. Até 2030, último ano para que o Brasil cumpra os ODS, o projeto visa ter chegado a 16 milhões de pessoas.
Para alcançar esse propósito, a Aldeias SOS e o Instituto Maurício de Souza estão em busca de parcerias com empresas que apoiem a distribuição em massa dos gibis e a formação desses agentes multiplicadores. “Temos somente 9 anos para alcançar as metas estabelecidas na Agenda 2030 e muito trabalho pela frente. Só conseguiremos impactar os ODS com uma ação conjunta e articulada”, finaliza Joanna Calazans.
Para saber como participar do projeto e também para acessar os gibis digitais, basta entrar no portal Impacta ODS.
*Sabrina Legramandi é repórter do Papo de Mãe