Você conhece alguém que sofreu maus-tratos na hora do parto? Sabe como se prevenir? A mulheres negras são as mais afetadas pela violência obstétrica
Roberta Manreza* Publicado em 14/12/2021, às 11h17
Neste Papo de Mãe vamos falar sobre violência obstétrica, você já ouviu falar disso? O termo começou a ficar mais popular quando algumas mulheres passaram a denunciar maus-tratos que haviam sofrido na hora do parto. A ginecologista e obstetra Mariana Camargo vai explicar quais são essas agressões. Uma em cada quatro brasileiras diz ter sofrido abuso no parto, segundo a pesquisa Nascer no Brasil, coordenada pela Fiocruz . Um tema difícil, mas necessário, para conscientizar pacientes e profissionais. A mamãe Bárbara, que tem uma filha de dois anos, foi vítima de violência obstétrica e também participa do programa para contar o que aconteceu com ela. A Dra. Mariana também responde dúvida de telespectador.
Há um levantamento que aponta que as maiores vítimas de violência obstétrica são as mulheres negras. Neste Papo de Mãe, vamos conversar sobre racismo e maternidade com a socióloga Najara Costa e com a Rafaela Nunes.
A Rafaela tem 21 anos e é mãe do Giovanni, de 4 anos. Ela foi mãe adolescente, quando tinha 15 anos, e sofreu violência obstétrica. Recebemos também a ginecologista Ligia Rodrigues, que fala de algumas dificuldades que enfrentou em sua carreira profissional. E tem a participação ainda da TV Aperipê de Aracaju em uma reportagem sobre o tema.
Saiba o que é a violência obstétrica e como se prevenir disso. Quem explica é a ginecologista e obstetra Ligia Santos.
*Roberta Manreza é repórter do Papo de Mãe.