Em vídeo, o especialista em medicina reprodutiva, Gustavo Kröger, explica o que é reserva ovariana. Entenda também o porquê de as chances de a mulher engravidar diminuem conforme a idade avança
Redação Papo de Mãe Publicado em 26/01/2021, às 00h00
A reserva ovariana da mulher é a quantidade de óvulos que ela tem quando nasce. Os óvulos são produzidos quando a bebê ainda está na barriga da mãe!
A mulher nasce com uma quantidade de milhões óvulos e vai perdendo esta reserva ao longo da vida. A mulher entra na puberdade com cerca de 300 mil óvulos. Chega aos 40 anos com cerca de mil óvulos, e vai diminuindo até a menopausa.
Por isso, as chances de engravidar são maiores em mulheres mais jovens. A partir dos 40 anos, a possibilidade de engravidar naturalmente são bem pequenas.
É possível medir a reserva ovariana de uma mulher através de exames de sangue, para avaliar alguns hormônios, e de ultrassom.
O Dr. Gustavo Kröger conta que quantidade de óvulos não tem relação com qualidade, mas a qualidade também cai com o passar dos anos. Ele indica o congelamento de óvulos para mulheres que planejam engravidar apenas quando estiverem mais velhas.