O preparo da lancheira das crianças pode ser também um momento divertido em família. Confira as dicas
Gisele Pavin* Publicado em 04/08/2021, às 14h42 - Atualizado às 16h00
As aulas estão voltando e junto com o sentimento de ansiedade dos pais por esse momento, também entra a preocupação sobre o que colocar na lancheira para a escola!
Para ajudar, preparamos algumas dicas para facilitar a preparação e escolha dos alimentos.
Mas antes de tudo. Por que não convidar seu filho(a) para participar da montagem da lancheira? Este é um jeito gostoso e divertido de ensinar a criança a fazer escolhas saudáveis, e com isso, garantir que a lancheira tenha alimentos adequados, seguros e saborosos.
Lembre-se que a criança passa boa parte do seu dia dentro da escola, e por isso, garantir uma nutrição adequada, oferecendo todos os nutrientes necessários, pode ajudar no seu desempenho escolar e na formação de hábitos alimentares saudáveis.
Cuidado com a higiene dos alimentos: Procure sempre lavar frutas, legumes e verduras muito bem antes de colocá-los na lancheira do seu filho (a);
Além de higienizar bem os alimentos, antes de iniciar a montagem da lancheira é importante que você lave bem as mãos, assim como qualquer utensílio (garfo, faca) que vá utilizar durante o preparo.
Se a lancheira não for térmica, utilize recipientes térmicos para colocar alimentos que precisem de refrigeração;
Evite picar frutas que irão escurecer, como banana ou maçã; por causa disso, a criança pode recusar o alimento. Inclua frutas que têm a casca fácil de retirar, ou então que possam ser consumidas com casca.
Não torne a lancheira monótona: alterne as preparações salgadas e doces para que a criança não enjoe do lanche;
Envolva a criança no momento do preparo da lancheira. Desse jeito, ele pode opinar sobre suas referências, e você pode ajudá-lo a fazer escolhas saudáveis.
Caso seu filho (a) recuse algum alimento que você colocou na lancheira, não desista! É importante insistir, pois as crianças geralmente recusam um sabor que é novo para elas. Um jeito de driblar isso é apresentar o mesmo alimento de outras formas. Por exemplo: Se seu filho (a) não gostou da cenoura ralada no sanduíche, experimente mandar cenouras cortadas em formato de palitos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a lancheira deve ser composta por:
Viu só, não é tão difícil assim. Agora é só colocar em prática e chamar os pequenos para ajudar!
*Gisele Pavin, gerente da área de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé
**O Programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis é uma iniciativa global da Nestlé, que assumiu o compromisso de ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 no mundo todo. Desde 1999 foram beneficiadas mais de 3 milhões de crianças no Brasil.
Com o lema “muda que elas mudam”, a partir de uma plataforma de conteúdo, o programa estimula famílias a adotarem hábitos mais saudáveis e ainda promove um prêmio nacional que ajuda a transformar a realidade de 10 escolas públicas por ano com reformas e mentorias pedagógicas.
Conheça mais no site do programa