"Motivação na Aprendizagem" é tema de seminário do Instituto Ayrton Senna que terá Gisele Bündchen

Instituto Ayrton Senna, que foca na melhoria da educação pública do pais, realiza dia 15 seminário sobre motivação na educação

Mariana Kotscho* Publicado em 12/06/2021, às 13h19

Gisele Bündchen vai participar do seminário - Foto: John Russo

Além da modelo Gisele Bündchen, que vai participar do Seminário sobre Motivação na Aprendizagem, falando do seu envolvimento com a educação ambiental, o Instituto vai contar com outros convidados ilustres como o artista Eduardo Kobra, o engenheiro e inventor William Kamkwamba (que inspirou o filme "O menino que descobriu o vento") e a cientista Jane Goodall, que vai falar sobre a ciência e a motivação, além de outros pesquisadores e educadores.

O Instituto Ayrton Senna (IAS) , criado há 26 anos e que tem importantes projetos e trabalhos voltados para a educação pública no país, vai reunir grandes nomes no Seminário "Motivação: evidências para promover a aprendizagem", que acontece na próxima terça-feira no site do Instituto.

Com a crise resultante da pandemia da COVID-19, o IAS  entende que "é preciso reverter com mais energia antigos desafios já existentes no nosso país, em especial na área de educação".

A pandemia expôs a fragilidade dos sistemas de ensino, que viram crescer o risco de abandono e evasão escolar, e intensificou a dificuldade dos estudantes em verem sentido na educação. É preciso motivá-los mais do que nunca a se conectarem novamente com a Educação e irem atrás dos seus objetivos diante do cenário atual.

Pensando nisso, o Instituto Ayrton Senna elaborou cinco sugestões com dicas para apoiar a comunidade escolar, estudantes e famílias a desenvolverem motivação (veja abaixo). E o Papo de Mãe conversou com Catarina Sette, especialista em educação integral do IAS. 

Assista aqui entrevista completa com Catarina Sette do Instituto Ayrton Senna

Catarina Sette explica que educação integral envolve todos os aspectos da educação, incluindo o cognitivo e o emocional e que isso tem sido cada vez mais valorizado na educação: "Olhar o desenvolvimento humano de forma global".

As competências socioemocionais são nossas características individuais e pessoais e as escolas passaram a ter como meta também a preocupação com essas habilidades, determinada pela BNCC, a Base Nacional Comum Curricular.

Dicas do Instituto Ayrton Senna

3 razões para desenvolver motivação

4 dicas para desenvolver motivação

4 dicas para os professores desenvolverem a motivação dos estudantes

5 dicas para a família incentivar a motivação dos jovens

3 passos para a família ajudar na motivação dos jovens

Veja também

O seminário do IAS

Além da modelo Gisele Bündchen, que vai participar do Seminário sobre Motivação na Aprendizagem falando do seu envolvimento com a educação ambiental, o Instituto vai contar com outros convidados ilustres como o artista Eduardo Kobra, o engenheiro e inventor William Kamkwamba (que inspirou o filme "O menino que descobriu o vento") e a cientista Jane Goodall, que vai falar sobre a ciência e a motivação, além de outros pesquisadores e educadores.

Veja o recado de Wllliam Kamkwamba

O seminário é gratuito e aberto ao público. Dia 15 de junho, no site do Instituto Ayrton Senna.

@institutoayrtonsenna

*Mariana Kotscho é jornalista e repórter do Papo de Mãe

aprendizagemmotivaçãoInstituto Ayrton Sennacompetências socioemocionais

Leia também

O impacto da pandemia na alfabetização


Alfabetização científica e pensamento crítico: entenda a importância disso


Dia de Doar – entrevista com Fabiana Fragiacomo, do Instituto Ayrton Senna


Instituto Ayrton Senna: a alfabetização necessária ao século 21


Tecnologia na sala de aula – Programa Escola Conectada – Instituto Ayrton Senna