A colunista do Papo de Mãe Stella Azulay fala sobre como e em qual momento os pais devem comunicar os filhos que vão se separar
Redação Papo de Mãe Publicado em 17/07/2021, às 07h00
A gente sabe que ninguém casa pensando em se separar. Mas também sabe que se o casamento não deu certo, ninguém é obrigado a permanecer junto.
Se o casal que decide pelo divórcio tiver filhos, vai chegar o momento de comunicar a decisão para eles e a maneira de conduzir isso vai depender da idade das crianças ou adolescentes.
Para a especialista em desenvolvimento humano Stella Azulay, diretora da Escola de Pais XD, tudo depende também da situação do casal, se a relação está, por exemplo, amigável ou não.
Se os pais estiverem tranquilos, tudo será melhor. "É importante a sinceridade", diz Stella. Os dois devem conversar juntos com os filhos, explicar que não se amam mais como marido e mulher, mas que se respeitam como pai e mãe, que são amigos.
Quando o casal está em atritos, precisa lembrar que o foco precisa ser os filhos e o bem estar deles.
Algumas crianças e adolescentes tendem a se sentir culpadas pelas brigas constantes dos pais. Quando o casal conversa sobre a situação, diminui a possibilidade de que os filhos criem fantasias em torno da situação.
Uma condição que pode ser muito ruim e que pode causar mágoas e traumas é se um dos dois (pai ou mãe) sair de casa sem falar com os filhos. Em algum momento, a conversa é necessária.
"Os pais precisam agir como adultos responsáveis. Se não fizerem isso, uma hora a conta chega", diz Stella. É preciso pensar em levar um pouco de alívio para os filhos, numa fase que é naturalmente díficil.