Festas de fim de ano: um desafio para crianças neurodivergentes
Confira algumas dicas importantes que ajudam a trabalhar a socialização e a interação de crianças neurodivergentes
Eloize Franco* Publicado em 03/12/2021, às 12h44
O Natal e o Ano Novo são celebrações com muita luz, enfeites, sons, mudança de rotina e pessoas diferentes. O que é uma festa para algumas pessoas pode representar um grande desafio para crianças neurodivergentes, que se incomodam com todas essas mudanças em seu ambiente. Mas este também é um período em que os pais podem ajudá-las a trabalhar a socialização e a interação. Para isso, é preciso seguir algumas dicas fundamentais.
O primeiro passo exige uma reflexão sobre o limite de seu filho: como é a comunicação comigo e com terceiros? Quanto meu filho gosta de estar próximo de outros adultos/crianças? O que posso fazer para acalmá-lo?
Diante desses contextos, reconheça os limites da criança e estimule aquilo que ela é capaz de oferecer, com demandas de baixo custo nas quais a probabilidade do reforço a ser disponibilizado seja grande.
Sugestão: Assista ao Papo de Mãe sobre diagnóstico de autismo
Confira algumas dicas:
Não deixe a rotina de lado. Para isso, crie uma sequência de atividades com a criança, estipulando ações reforçadoras e que contribuam para seu desenvolvimento.
Explique com antecedência os acontecimentos das confraternizações de fim de ano, as pessoas que lá estarão, o que irá acontecer e as brincadeiras envolvidas. O uso de recursos visuais pode ser necessário.
No momento de planejar as férias, conte ao seu filho quais são seus planos. Explique com antecedência o que vai acontecer, quando e onde vai acontecer e o que vai ser divertido para ela. Repita várias vezes tanto para as crianças verbais como para as não verbais.
Dê oportunidade de escolha ao seu filho. Isso pode aliviar a ansiedade e evitar comportamentos inadequados. Essa escolha pode ser feita por meio de duas imagens que representam as opções de escolha e também pode ser realizada por meio da instrução vocal.
A primeira atividade a ser realizada deve ser a de escolha da criança e a próxima deve ser a da escolha do responsável. Avise com antecedência e estipule combinados.
Elogie bons comportamentos para que eles sejam mantidos. Aproveite e encha seu pequeno de beijos e abraços.
Inclua seu filho nas tarefas. Diante da rotina já estruturada, inclua seu filho nas atividades da casa, monte a árvore de natal junto com ele, peça ajuda para embrulhar os presentes (ou simplesmente colar a etiqueta) ou preparar alguma comida natalina.
Caso seja necessário, pense em estabelecer pausas para que o seu filho possa se regular. Tente reservar um espaço onde ele possa ficar longe do aglomerado de gente e do barulho excessivo ou daquilo que o incomoda.
Com essas dicas em mãos, aproveitem as festas e bom divertimento para todos!