O ortopedista e especialista em coluna, Rogério Vidal, dá dicas de como as pessoas podem se livrar das dores nas costas
Rogério Vidal de Lima* Publicado em 18/06/2021, às 00h00
No inverno, naturalmente, nos contraímos mais para sentir menos frio. Com isso, assumimos uma postura de contração dos músculos dos braços, aumentamos a curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda), interiorizamos a coluna e conseguimos desta maneira segurar o calor do corpo. A circulação diminui, especialmente, na periferia para que o organismo possa preservar a temperatura por volta de 36,5°.
Consequentemente, a circulação dos músculos também diminui e estes tendem a permanecer num estado contrátil por mais tempo, podendo piorar as dores de origem muscular decorrentes de "espasmos" e contraturas musculares, que são uma das dores mais incidentes no mundo. "A circulação nas articulações irá ter uma diminuição da produção de líquido sinovial levando ao enrijecimento articular e dor", acrescenta o Dr. Rogério Vidal, especialista em ortopedia de coluna em São Paulo.
A contração do corpo para enfrentar o frio, que deixa músculos e articulações mais rígidos, facilita as inflamações dos nervos. O resultado é uma piora do quadro geral dos pacientes que têm um histórico de problemas ortopédicos crônicos. São comuns o agravamento de artrites, artroses, dores articulares e um aumento na frequência das lombalgias, dores na parte inferior das costas. “No caso da lombalgia, ela ocorre porque o frio provoca a contração muscular e possibilita a neurite que é a inflamação dos nervos”, explica o Dr. Rogério. O médico esclarece algumas dúvidas frequentes e dá dicas importantes para enfrentar o problema nos dias mais frios do ano.
*Rogério Vidal de Lima se graduou na Faculdade de Medicina do ABC, em 1989.Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital Ipiranga e especializou-se em Cirurgia da Coluna Vertebral, no Hospital das Clínicas de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Coluna e também é membro da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Dr. Rogério Vidal foi um dos médicos precursores no país na utilização de sistemas de estabilização dinâmica da coluna e do método da cifoplastia no tratamento de fraturas da coluna causadas por osteoporose.É adepto das cirurgias minimamente invasivas para acoluna.
Facebook: https://www.