Papo de Mãe

Mitos e verdades sobre a gripe

Roberta Manreza Publicado em 16/07/2019, às 00h00

Imagem Mitos e verdades sobre a gripe
16 de julho de 2019


Por Dr. Carlo Crivellaro*, Pediatra

Esta é a época do ano em que os pequenos mais sofrem. A baixa temperatura afeta muitas crianças, principalmente aquelas já acometidas por problemas respiratórios, como asma, bronquite, rinite, sinusite, entre outros.

Quando a tosse e a coriza começam, os pais já entram em alerta e partem para os típicos hábitos: não beber nada gelado, tomar vitamina C, não andar descalço… O que muitos pais não sabem é que vários destes hábitos, que já viraram costume quando o assunto é gripe, não passam de pura lenda. Saiba o que é verdade ou mito sobre a gripe:

1) Tomar vitamina C previne a gripe?

Mito. Até hoje, não existe nenhum estudo científico que comprove que a vitamina C previna a gripe.

2) Tomar banho e depois abrir a porta da geladeira causa gripe?

Mito. Abrir a geladeira após tomar banho, entrar em um ambiente frio, andar descalço ou tomar sorvete não causam gripe. O que causa gripes e resfriados são sempre vírus. Se a pessoa já estiver incubando uma gripe, pode desencadear a doença, mas não porque tomou sorvete, e sim por ter sido exposta ao vírus.

3) Beber bastante água ajuda a melhorar a gripe?

Verdade. Tomar muita água ajuda a aliviar os sintomas, pois a hidratação fluidifica as secreções, ajudando na eliminação e, consequentemente, no desconforto respiratório.

4) Ficar perto de alguém gripado pode transmitir a gripe?

Verdade. Lembre-se de que a gripe é adquirida por vírus, que é transmitido pelo ar. Distâncias menores que 1,5mt são de risco para contágio.

5) Ambientes fechados e sem ventilação facilitam o contágio da gripe?

Verdade. Se você estiver em uma sala fechada com várias pessoas, basta uma delas estar gripada para aumentar suas chances de contágio

6) Não existe cura para a gripe?

Verdade. A gripe não tem cura. O que se pode fazer é adotar tratamentos para amenizar os sintomas desconfortáveis da gripe, como hidratação das vias aéreas, inalação com soro fisiológico para eliminar as secreções, repouso, alimentação rica em nutrientes para fortalecer a imunidade e, como já dito, ingestão de bastante água. Se a gripe persistir por mais de 4 ou 5 dias, acompanhada de febre alta, é preciso ir ao médico. Dependendo do caso, será necessário o uso de antibióticos.

7) A vacina antigripal pode causar gripe?

Mito. A vacina não tem como causar gripe, simplesmente por não conter o vírus inteiro e vivo. Por mais que você conheça alguém que diga que ficou gripado após ser vacinado, certamente não foi pela vacina.

*Dr. Carlo Crivellaro, Pediatra com Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria; e Membro da Highway to Health International Healthcare Community




ColunistasHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosSaúde