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Nasce o Todaz: projeto capacita mulheres, negros e LGBTQIA+ para as eleições de 2022 e 2024

O Todaz conta com estrategistas, publicitários e especialistas em comunicação política que atuaram em campanhas presidenciais no Brasil, América Latina e Europa

Mariana Kotscho* Publicado em 09/12/2021, às 09h49

Tamires Fakih é especialista em Gestão de Políticas Públicas e presidenta da Todaz
Tamires Fakih é especialista em Gestão de Políticas Públicas e presidenta da Todaz

A participação política das mulheres ainda é muito pequena no Brasil. Foram séculos afastadas da vida política, inclusive até do direito ao voto. E o ambiente político ainda se mostra hostil, desrespeitoso e preconceituoso em relação às mulheres. Basta observar a maneira como são tratadas nossas deputadas e senadoras no Congresso Nacional.

O projeto Todaznasce desta necessidade urgente de corrigir um dado muito triste para a democracia: as mulheres no Brasil são a maioria da população, são chefes de família,  mas são apenas 16% no Congresso. 

Quantas mulheres líderes não conseguem se eleger por não ter acesso às mesmas ferramentas e oportunidades que os homens? Além disso, os políticos atuais se mostram receptivos ou afastam as mulheres de conquistas políticas? São muitos os questionamentos.

Assista entrevista do Papo de Mãe com Luana Tolentino

A realidade é que homens são maioria nas presidência e gestão dos partidos e destinam mais recursos às campanhas masculinas, apesar da cota de 30% do fundo partidário para candidaturas femininas prevista em lei. Também ainda há a prática partidária de fomentar candidaturas laranjas simplesmente para compor a cota feminina nas chapas - uma triste realidade já comprovada.

O Todaz tem como objetivo democratizar o acesso dessas candidatas aos melhores profissionais do marketing político da América Latina e Europa, com uma proposta bem prática para estimular a participação feminina.

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"Nossa missão é tornar as candidaturas femininas mais competitivas através da democratização do acesso a um conhecimento altamente especializado e caro: a comunicação política", afirma Tamires Fakih, Presidenta do Instituto Todaz e especialista em Gestão de Políticas Públicas. 

O projeto Todaz na Política 2022 quer ser uma janela de oportunidade para a conexão entre as candidatas do Brasil todo, em especial mulheres periféricas, negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ e uma rede internacional de profissionais altamente reconhecidos e experientes no universo da comunicação política que atuaram diretamente em campanhas presidenciais no Brasil, América Latina e Europa. Em 2021, os professores do Todaz participaram de campanhas como as de Pedro Castillo, presidente eleito no Peru, Xiomara Castro de Zelaya, presidenta eleita em Honduras, e Gustavo Petro, que lidera todas as pesquisas presidenciais na Colômbia.

Para Ananda Miranda, Vice-Presidenta do Instituto TODAZ e CEO e diretora criativa do Candela Estúdio, “O objetivo do Todaz é fomentar candidaturas de mulheres progressistas, que ainda não tenham sido eleitas, para que sejam competitivas e vitoriosas em 2022 e assim, tornar a política mais representativa e nossa democracia mais fortalecida.”

O curso

O curso, totalmente gratuito,  é focado na comunicação de campanhas políticas e governo dentro de 4 eixos baseados na metodologia de criação de uma comunicação estratégica eficiente: planejamento, estratégia, criação e produção e imprensa. O curso contempla mais de 30 aulas síncronas, durante o período de janeiro a abril de 2022, mentorias e experiências práticas. 

As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro e podem ser realizadas através do site www.todaz.com.br. Se você quer apoiar o projeto, entre em contato através do email [email protected]

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*Mariana Kotscho é jornalista, repórter do Papo de Mãe e comentarista do Bem Estar da TV Globo
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