Há cobranças diretas e cobranças silenciosas, aquelas criadas a partir das expectativas de pais e mães
Redação Papo de Mãe Publicado em 24/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h18
Você se sente uma mãe ou um pai chato? Afinal, existe jeito certo de cobrar nossos filhos e filhas de suas obrigações? Costumamos, como pais e mães, repetir sempre as mesmas frases. E ainda existem cobranças silenciosas, aquelas guardadas de acordo com as expectativas criadas. Os pais sempre esperam que os filhos os surpreendam positivamente.
Mas as cobranças são absolutamente necessárias no processo de educação, diz a especialista em desenvolvimento humano e colunista do Papo de Mãe, Stella Azulay: “a vida vai cobrar deles”.
Porém, as cobranças "sem controle" podem atrapalhar mais do que ajudar. "Fica tudo mecânico", explica a colunista.
Escolha o que é mais importante para dar mais ênfase. Se tudo é importante, o filho não vai conseguir atender a todas as demandas e aí fica aquele clima de pais chatos e filhos folgados o tempo todo." (Stella Azulay)
Alguns itens sugeridos pela Stella podem ajudar:
Quando algo vai mal na educação, pais e mães acabam se tornando chatos e filhos e filhas “folgados”. Mas sempre há o que fazer para evitar isso. "Se ninguém está aprendendo ou evoluindo, é porque tem algo no meio do caminho que não está dando certo", diz Stella. Por isso, é importante rever a lista de cobranças e rever a forma de se comunicar sempre.
Conversas maduras e calmas são sempre mais fáceis de serem absorvidas." (Stella Azulay)